Discurso em nome da ESALQ - EEP 50 Anos

EEP 50 Anos - Escola de Engenharia de Piracicaba

EEP 50 Anos - Escola de Engenharia de Piracicaba

FATOS E PALAVRAS

Discurso em nome da ESALQ

Íntegra do discurso do Professor Durval Dourado Neto, representando os homenageados na sessão solene em comemoração aos 50 anos da EEP na Câmara dos Vereadores de Piracicaba, em 29/03/2019


Senhoras e Senhores, autoridades, convidados e homenageados, Boa Noite.

É com grande satisfação poder participar da celebração de uma história de sucesso. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos Vereadores Rerlison Rezende e Wagner de Oliveira pela lembrança de homenagear instituições de ensino que certamente fazem do Brasil um país melhor. Ao Presidente desta Casa de Leis, Gilmar Rotta e seus demais membros nossa gratidão por referendarem tal distinção.

Cumprimento o Vice-Prefeito do Município, José Antonio Godoy por prestigiar o ato e ao Professor José Carlos Chitolina, atual Diretor da Escola de Engenharia de Piracicaba, confrade esalqueano, por ser o portador de tão significativo momento para a instituição que agora representa. Do saudoso e notável ex-ministro da Agricultura, Professor Hugo de Almeida Leme, busco inspiração para saudar nossa fraterna instituição “Escola de Engenharia de Piracicaba”. Nas palavras do Professor Hugo está a verdadeira missão de uma instituição superior que se destaca com determinação: “Derrubar barreiras, ultrapassar fronteiras e multiplicar o conhecimento.

No início a ESALQ apoiou com a cessão de terras, estudos topográficos, elaboração do primeiro estatuto, composição de corpo docente e tantos outros suportes que representaram um impulso para que a Escola de Engenharia pudesse crescer de forma sustentável. Atualmente, a Escola de Engenharia conta com nossa parceria junto a estrutura de docentes. Compartilhar projetos bilaterais e intercâmbios de estagiários. Vale lembrar que docentes da ESALQ também circularam e ainda circulam pela direção, na composição do Conselho Curador da FUMEP e na expertise de áreas de pesquisa comuns.

· Hugo de Almeida Leme (primeiro diretor)
· Walter Radamés Accorsi
· Ruben de Souza Carvalho
· Archimedes Dutra
· Ibrahim Octávio Abrahão
· Rodolfo de Camargo
· Eurípedes Malavolta
· Ernesto Paterniani
· Roberto Siminoato de Moraes
· Justo Moretti Filho
· Moacyr de Oliveira Camponez do Brasil
· Paulo F. Cidade de Araújo
· Aristeu Mendes Peixoto
· Admar Cervellini
· Renato A. Cattani
· Antonio Petta
· Frederico Pimentel Gomes
· Izaías R. Nogueira
· Enéas Salati
· Reinaldo Godoy
· Valdomiro C. Bittencourt
· Vivalvo F. Cruz
· Luiz G. Miahle
· Joaquim J. de Camargo Engler
· Anivaldo P. Cobra
· Humberto Campos
· Marli de Bem Gomes
· Arary Marconi
· Luiz E. Gutierrez
· Henrique Bergamin Filho
· José Carlos Chitolina
· Adilson D. Paschoal.
· Urgel de Almeida Lima
· Evaristo Marzabal Neves
· Natal Antonio Vello
· José Vicente Caixeta Filho
· Roberto Arruda de Souza Lima
· Dovilio Ometto (engenheiro formado pela ESALQ)
· Odilo G. Mortatti (engenheiro formado pela ESALQ)

50 anos é um marco histórico de relevância! Em um momento em que tudo é perene a Escola de Engenharia vem se destacando pela sua contribuição de excelência no segmento de Educação. Com uma infraestrutura contemporânea, sem perder a forte tradição, se compromete com as transformações sociais oferecendo ensino de qualidade e formação de profissionais de excelência.

Em nome dos demais homenageados que também fizeram parte dessa história: Prefeitura Municipal de Piracicaba, Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo Associação dos Docentes da Escola de Engenharia de Piracicaba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, Associação dos Funcionários da FUMEP, Conselho de Curadores da FUMEP, João Chaddad, José Carlos Chitolina, Reginaldo Nunes, Walter Nunes e em nome da ESALQ, trazemos a convicção de que instituições de sucesso dependem de apoio do poder público, privado, associações e fundações para que sua trajetória possa ser estruturada com o apoio da sociedade e de ideologias que tragam benefício ao cidadão.

Parabéns Escola de Engenharia de Piracicaba! A ESALQ saúda sua trajetória de êxito.”


Categorias: Palavras

Confira nosso calendário de festividades dos 50 anos da EEP e participe!

PATROCÍNIO

Endereço

Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 - Areião, Piracicaba - SP, 13414-040

Telefone

(19) 3412-1100

Email

eep50anos@fumep.edu.br